PS - Até nestas situações ele tem "saídas" engraçadas... Quando a minha mãe o viu a aparecer, estranhou e perguntou-lhe o que se passava com ele. Ele, muito prontamente, respondeu-lhe:
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Gripe??!!
PS - Até nestas situações ele tem "saídas" engraçadas... Quando a minha mãe o viu a aparecer, estranhou e perguntou-lhe o que se passava com ele. Ele, muito prontamente, respondeu-lhe:
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Descubra as diferenças!
Lau adoooraaaa chucha.
Xavi ainda hoje (sabe-se lá porquê) tem vezes, que acorda à noite e chama por nós!!
Lau dorme a noite toda desde o seu 2º mês de vida.
Xavi sempre fez fita (connosco) para comer.
Lau chora para comer, pk eu demoro a levar-lhe a colher à boca!!
Xavi nunca gatinhou e deu os seus primeiros passos aos 7 meses. Sempre pela nossa mão, mas corria a casa toda!
Lau só aprendeu a sentar-se aos 7 meses e não gatinha… rebola! Em relação ao caminhar, parece que estamos a léguas de distância!
Mas são parecidos em muitas outras coisas. Para além das físicas, como o rápido nascimento dos dentes, o não ter cabelo enquanto bebés, o beber leite às "litradas", têm expressões idênticas. Sorrisos generosos. Olhares cheios de ternura e meiguice. Um franzir de nariz que só mesmo alguém tão próximo consegue ter, de tão parecido.
A cumplicidade que os une... o histerismo com que se recebem sempre que se reencontram, fazendo parecer que não se vêem há uma Vida! Até as mordidelas e puxões de cabelo que a Lau dá ao mano de contentamento, até essas são giras de se presenciar!
Não sei como se irão dar num futuro próximo... mas pelo modo como se gostam agora, pela forma como este irmão mais velho arranjou espaço, num espaço que era apenas seu, estou consciente de que todos os receios que tinha com a chegada deste 2º bebé, não tinham qualquer fundamento.
Amam-se. Muito. E nós a eles. Mesmo com tantas diferenças, são os filhos que teriamos escolhido se o pudessemos fazer.
Um amor daqui até às estrelas! :)
Ontem no colégio...
Mais tarde, contou-me a educadora entre risos, que o Xavier a abordou e lhe perguntou:
- Ó C., mas afinal “ondi” estão os nossos “pesentes”?!
**********
Depois de jantar, costuma ir sempre a casa da titi brincar um bocadito e são mtas as vezes, em que depois de atolar na nossa casa, ainda “morfa” qualquer coisa do jantar dos tios!!! Nessa noite, estavam a comer qualquer coisa com cogumelos e surgiu este diálogo de que gostei, como sempre gosto das conversas dele!
- Ó tio, “ondi” vivem os “columelos”?!
- Vivem na Floresta - respondeu-lhe a prima.
- Eu nunca fui à floresta…
- Então um dia, eu levo-te lá - disse-lhe o tio - Na floresta há esquilos... – e ia continuar quando ele lhe diz:
- Os esquilos comem “buótas”.
- Pois é. Os esquilos. Os porcos tb comem bolotas.
- Os “pócos”??!!
… e como não acreditou, terminou logo ali a conversa!!!
Para mais tarde recordar, anoto aqui que a Lau aprendeu a sentar-se aos 7 meses. Já palra imenso, entre “úús” e “greeess”, dá uns gritinhos e consegue-se ouvir um “mãããs” e outros “papapapa” e “bábábá”!
É mt giro ouvi-la! Parece-me que vem dali outra tagarela! :)
Em relação ao desfralde do Xavi, achamos engraçado que ele nunca tenha gostado de usar o bacio e tenha sempre pedido para utilizar a sanita “gande”. Outro detalhe acerca dele, é que em relação ao “púpu” só o faz qd está sozinho no WC!!! Tal e qual gente grande, não se sente à vontade quando está acompanhado!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Já temos mais um sobrinho!
Na madrugada de Sábado, cerca das 4 da manhã, com 36 semanas de gestação apenas (o rapaz já estava farto de lá estar dentro!), com 43 cm e 2.870 Kg! Nasceu de cesariana, depois de muitas horas de trabalho de parto, mas bem e saudável.
Com uma (aparente) tranquilidade, é um nenucozinho, muito perfeitinho, com o narizito da mamã e toda uma expressão semelhante à do papá!
O Xavier já foi conhecer o “pimo”! Avisámos que não poderia falar mt alto e que tinha de se portar bem, pk o J. era mt pequenino… mais pequenino que a mana!
E assim foi. Esteve lá dentro com o tio e conheceu o seu futuro companheiro de futebol – “Quando ele for kescido ele vai xogá à bola comigo”! – e portou-se muito bem.
É engraçado, como um nascimento nos emociona sempre, principalmente depois de o vivenciarmos nós próprios. Faz-nos sempre voltar atrás no tempo…
Um ser tão pequenino (tão levezinho!) a dormir tranquilamente... a aprender a Viver.
Que ele seja sempre muito feliz ao lado dos seus. Muito feliz mesmo. É o meu sincero desejo!
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Gosto desta frase:
e hoje apetece-me ouvir isto:
terça-feira, 15 de setembro de 2009
"A real cowboy with a tender heart"...
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Rescaldo...

O mais velho acorda, se for preciso, às 6h da manhã e pede para ir para a sala ver os desenhos; não dormem as sestas ou então “passam pelas brasas” e engane-se aquele que acha que por levarem esta Vida, se deitam nessa noite com as galinhas! Ah pois não!!! Isso é que era bom!!! Sugam-nos (para não dizer mesmo - chupam-nos) a energia toda e mais alguma! :)
Mas como raio é que eles aguentam????
Hoje, claro está, segunda-feira… manhã… meia a chover… o que apetecia mesmo era ter ficado a bezerrar na camita pelo menos mais uma horinha!
Um, chegou ao colégio a dormir de olhos abertos; a outra pequenita, ia “sossogadita” e aposto que aterra ferrada na avó, mal o pai feche a porta!
Estou que nem posso!!!
Olhe… se faz favor, pode trazer uma cama aqui para a mesa do canto?!
Agradecida e fique com o troco.
domingo, 13 de setembro de 2009
Giro, giro...
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Planeta Azul
Emociona-me o modo como a C. fala deles... O ar tranquilo e sereno que está sempre presente no seu olhar e, ao mesmo tempo, a fragilidade que aparenta. É ternurenta! Gosto dela desde o 1º dia e ainda mais agora, depois de a ver com eles. Também ela parece uma miúda!!!
Este ano, o tema do projecto da creche é o Planeta Azul.
Ontem, iniciaram o mesmo, moldando o Planeta Terra em pasta de papel. Mas este Planeta precisa de alguns cuidados... Vai ter, colados à "flor-da-pele", alguns pensos que representam os problemas da Terra. Estes pensos vão sendo tirados ao longo do ano lectivo, à medida que vão descobrindo como resolver cada um dos problemas. Vão assim falar sobre a reciclagem, a poluição, os gastos desnecessários de àgua e outros assuntos.
Em relação ao tema da Sala, propriamente dita, é:
“Pés na Terra, cabeça na Lua!”.
A salinha do Xavi (maioritariamente constituída por rapazes!!!) foi apelidada de: Os Astronautas! Está enfeitada com foguetões, naves espaciais, etc. Foi por isto, que ontem na reunião de pais, sobrou para nós uma tarefa!!! Com papel colorido, tecidos, cola, tesoura, lápis e canetas à nossa disposição, tivemos de criar um astronauta onde, no fim, colámos a foto dos nossos pequenos! Este “espacial”, servirá para colocar diariamente no mapa de tarefas da semana, identificando assim, o “Chefe do Dia” (o chefe é o “braço direito” da C. Ajuda-a a pôr a mesa, a levar as garrafas, a guardar as coisas, etc; uma missão de elevada responsabilidade!)
Escusado será dizer, que foi o pai que desenhou o “moneco” e a mamã o coloriu e decorou com o papel crepe e com o tecido! Mas ficou engraçado! Um Astronauta muito fofo com um grande X desenhado no seu peito!
E pronto, foi assim. Já está em marcha o projecto para este ano!
Agora é que o nosso “cabeça no ar” vai mesmo passar a andar literalmente, com os...
... “Pés na Terra e a cabeça na Lua!”.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Uma pequena nota...
Que emoção, ehehe!
Ontem...
O Xavier veio ter comigo e pergunta-me (com aquelas sobrancelhas arrepanhadas que costuma usar qd desconfia de qq coisa!) depois de ouvir um a “cair” – O que é isto?!!
Respondi-lhe que tinha sido um relâmpago.
- Um “relâmpado”, mamã… mas o que é um “relâmpado”??!!!
- Amor, ANDA-CÁ-DEPRESSA, pk estas perguntas tb têm que te calhar a ti! Explica sff ao menino, o que é um relâmpago…
- Então filho, um relâmpago é quando duas nuvens chocam uma contra a outra e ao chocarem fazem mt barulho. Mas não te preocupes, não precisas de ter medo.
E pronto. Foi mais uma explicação altamente científica do papá, de elevado conhecimento académico, capaz de satisfazer a curiosidade de qualquer um! :)
Antes de ontem, tivemos o debate entre o Senhor Primeiro-Ministro, Senhor Eng. José Sócrates e o “Sô Doutor” Francisco Louçã, do BE.
Andava eu a acabar de arrumar a cozinha, enquanto eles os 2 estavam na sala com a TV ligada. A certa altura, oiço o Xavi a perguntar ao pai - Mas “puke” é que aqueles “xinhôres” estão a discutir?!
Diz-lhe o pai: “Eles não estão a discutir, filho. Sabes, aquele senhor manda no nosso País e o outro quer mandar. Por isso fazem estas conversas para que eu e a mamã possamos escolher quem queremos que mande. Percebes?
- Sim, mas qual é o “xinhô” que manda?... – perguntou ele (porque acho que as imagens mudaram e ele não percebeu para quem o pai apontara antes). Bem vistas as coisas, tb nós nos perguntamos diariamente – Mas quem manda nesta porra, afinal?! Anda tudo tão desgovernado!!!
Mas foi giro. Gostei de os ouvir aos dois a falar sobre assuntos "sérios"!
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Não fosse ele filho de quem é…
Nunca me agradou o seu jeito. O cabelo despenteado, o ar meio sujo com que por vezes aparece. Aquela mania de que sabe tudo, sempre melhor do que os outros. Mas adorava vê-lo no picanço, às sextas-feiras no jornal da noite, com a Manuela Moura Guedes! Isso é que era partir o côco a rir!
Por estas razoes, nunca se me deu para comprar um dos seus livros. Pura embirração minha claro está, afinal de contas, o senhor é filho de quem é. Corre-lhe no sangue a poesia da sua Mãe e o dom de, ao mexer com as palavras, mexer-nos também “cá dentro”, no nosso íntimo.
O último livro que li foi “No teu deserto”.
Curtinho. Levezinho. Mas romântico. Gostei de tantas coisas, que poderia quase citar o livro por completo, mas escolho apenas esta:
“A maior parte do tempo, porém, o que nós partilhávamos era o silêncio. E isso eu aprendi contigo, porque não sabia. Para mim, o silêncio era sinal de distância, de mal-estar, de desentendimento. No princípio quando ficávamos calados muito tempo, eu sentia-me inquieta, desconfortável, e começava a falar só para afastar esse anjo mau que estava a passar entre nós.
Um dia tu disseste-me:
- Cláudia, não precisas de falar só porque vamos calados. A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio.
(…)
Mas tu não poupas as palavras: tu escreves. Todas as noites gastas uma hora a escrever um diário nesse teu caderno…
- Escrever não é falar.
- Não? Qual é a diferença?
- É exactamente o oposto. Escrever é usar as palavras que se guardaram: se tu falares demais, já não escreves, porque não te resta nada para dizer.
Anos mais tarde, já estava doente, voltei a lembrar-me dessa nossa conversa. Tinha acabado de te escrever uma carta – mais uma, talvez a terceira – que nunca te cheguei a mandar e que destruí depois. E, escrevendo, poupei as coisas que gostaria de te ter dito e que gostaria que tivesses ouvido. Cheguei quase a convencer-me de que bastava escrever-te para tu me ouvires, mesmo que nunca tenha chegado a pôr a carta no correio. (...)
- Xiu, ouve o ruído das estrelas!"
É lindo ou não é?
Miguel Sousa Tavares, é filho de Sofia de Melo Breyner Andresen, uma Mulher que muito admiro.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Depois de um fds assim...
Mas foi tão bommmmmm! :)
Quem me dera ter uma casa igual à que alugámos... Assim é que era viver!
5 quartos GIGAAANTES (3 deles suites), uma sala de estar e jantar ENORME; piscina e jacuzzi com água aquecida a 26º; chão aquecido; sauna; churrasqueira; uma garagem para, no mínimo, 10 carros (a sobrinha já se estava a imaginar com uma disco naquele espaço e a contratar um "gorila" para estar à porta a cobrar as entradas e manter a "tranquilidade", eheheh!); na sala, assim como no master-room, saíam uma telas e projectores do tecto; luz natural para dar e vender; os quartos do 1º andar tinham uma vista fabulosa para o campo de golfe, o som do mar sempre como "barulho de fundo", enfim... tudo pensado ao mais pequeno pormenor, pautado pelo requinte, beleza e comodidade.
Mas que não se pense que estou para aqui com esta descrição por "cangança". Não. Não é isso. É apenas, porque como adoramos receber, num espaço semelhante a este, tudo ainda dá mais gosto! Foi um fim-de-semana 5*!
Estou cansada. Muito cansada mesmo, porque foi um aniversário caracteristico da etnia cigana! Ora veja-se. O Papá/Marido fez anos a meio da semana - 4ª feira - nesse dia houve jantar apenas para a familia mais chegada e depois na 6ªf toca de rumar à dita moradia e sair de lá apenas ontem, já perto do jantar. "Portantos"... "piquenos-almoços", almoços, lanches e jantares para todos... tudo por causa do aniversariante! Mas ficámos mt felizes! Felizes de um cansaço que nos preenche. Mói, mas nao mata, ehehe!
O que quase que mata mesmo... é o golfe!!! Fui pela 1ª vez (sim, pk o papá já é pro) experimentar-me nestas andanças - e diga-se que até levo jeito! - mas o que não dá mesmo jeito nenhum, são as dores que sentimos nos braços e nas costas no dia a seguir! (Ou pior ainda... 2 dias depois, porque hoje, é com grande dificuldade que me arrasto para qq lado!)
Mas foram descobertos verdadeiros talentos para a modalidade!
A Lau sempre espevitadissima com os novos ares, acompanhou-nos em tudo! Apanhou "solinho". Brincou, Palrou muitissimo. Está uma crescida, a nossa Princesa! Já fez 7 meses na 5ªf passada e ainda me parece que foi ontem... (É um cliché, mas é a pura verdade...) Anda à volta com o 3º dente que teima em nascer, morde tudo o que lhe aparece à frente e já é fã dos "Parabéns" do Canal Panda! :)
Correu tudo lindamente!
Gosto mesmo mt dos meus amigos e da minha família.
São todos porreiros, simples, fáceis de lidar, sem canganças, mas todos com uma grande "paleta"! Juntos... somos uma FESTA!
PS - Obrigada carinho.
Pela ideia. Pela ajuda.
Fico à espera de novo convite! Já estou (quase) pronta para outra... não fosse o monte de roupa que trouxemos para lavar e as dores por causa do golfe!! Puffff... :s
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Dele...
