segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Conversas com ele

- Pai, sabes que não se esc(r)eve com a mão do colação?!
- Filho, não é bem assim… o pai escreve com a mão do lado do coração... e há muitas pessoas que também escrevem com essa mão.
- Não pai, não é axim!!! É com a outa!!! Tu “axim” tens de trocar o colação para o outo lado…
***
Numa destas noites, estava a portar-se mal. Sentou-se em cima (da cabeceira!!!) do sofá e deixou-se estar, tranquilamente, como se nada fosse. Quando cheguei ao pé dele, perguntei-lhe (já com um tom alterado) o que estava a fazer... Respondeu-me que estava a conversar com um boneco. Eu (pk a cabeça já estava CHEIA das suas sucessivas traquinices e birras) disse-lhe: Xavier, se não saíres daí de cima – IMEDIATAMENTE - podes ter a certeza que quem vai conversar contigo é o meu chinelo. Daqui a nada, ele conversa com o teu rabo...
Mal eu termino a frase, desata-se a rir na minha cara e entre gargalhadas diz-me:
– Ó mãe, EHEHEHEH, o chinelo não conversa! Ele não tem boca! AHAHAHAH!
(quem é que aguenta estas “saídas”, sem se rir?! Eu não consigo!)
***
- Mãe, hoje na natação, nadei soxinho na piscina! A "pufessora" empestou-me uma pontaforma e eu nadei de um lado ao outo sem ajuda!
- BOA FILHO! Fico muito contente por ti! Mas olha, não se diz pontaforma, mas sim plataforma.
- Não é nada mãe. É PON-TA-FORMA (repete ele muito devagarinho como eu fosse meio lerdinha!) e continua com aquele ar de espertalhão:
- Pexebes mãe? PONTA-FORMA. Vem de “ponta”.
***

- Entao filhão, como correu o teu dia hoje?
Bem. Hoje tive "nataxão" e "inguelês".
- Ena, tantas coisas! Diz-lhe o pai.
- Ó pai, tantas coisas não. "Xão xó" duas...

***
Eu sei que há mais 2 conversas, pelo menos, que gostei especialmente, mas que para não variar muito, esta cabeça de vento não registou!!!
Logo que me lembre, venho aqui novamente, filho. Isto para que saibas como nos divertimos contigo e o quanto é bom ver-te crescer, embora que à velocidade da luz!!! Gostamos de ti assim, nosso tagarela!

PS – Lá em casa já se espera o Natal! Na companhia da Sagrada Família, a árvore está de pé, brilhante e cheia de luz, com os tradicionais enfeites! Este ano até a cozinha teve direito a uma cortina de luzes!
De ano para ano, esta Festa vai ganhando intensidade. Se no ano que passou foi difícil mantê-lo longe dos enfeites da árvore, neste Natal é difícil afasta-lo dos presentes (poucos) que já aguardam debaixo da mesma, como vem sendo nossa tradição!!
Ficou excitadíssimo (em verdadeiro histerismo!) quando me ajudou a decorar tudo! Falava alto, dava aqueles risinhos nervosos; cada vez que alguem chega a casa, mostra tudo (mesmo que já tenham visto anteriormente) e já me perguntou - infinitas vezes - quando é a noite de Natal e se aqueles presentes são todos para ele... e qual deles lhe pertence... e se pode abrir algum e mais e mais e mais! Enfim, se no Natal passado já tinha sido engraçado ver a sua reacção com o Pai Natal, este ano, tenho cá um feeling de que ainda vai ser melhor!

A pequena Lau, esbugalha os seus já gigantes e pestanudos olhinhos, com ar de espanto para toda a nova decoração!
(O que pensará ela de tudo isto?! Não tarda nada, à velocidade que os dias correm, já anda ela de roda da árvore a espreitar os presentes com o mano!!!)

3 comentários:

Teresa disse...

Tantas coisas! Tantas conversas! Eu já tou desejosa de conversar assim com o meu Vasquinho... ou então não... tenho mto tempo para isso, não é verdade!? :)
Bjss engripados

Lu disse...

Que lindo esse pequeno tagarela! Essas tiradas são de matar a gente de rir e se não anotamos logo caem no esquecimento!

Bjinhos pra vocês

Rita Correia ilustradora disse...

Ahah!! tentamos que não se perca nada, tentamos registar tudo mas nem sempre é possível. As proezas são contínuas e constantes :))) Teriamos de estar sempre a escrever. Lindo!
Beijos grandes