quarta-feira, 29 de abril de 2009

Copy, Paste... dele

A N. perguntou-lhe - "Xavier, tu és espanhol?" - respondeu logo ele mt prontamente - "Não, xou do Xupóting!"

Hoje, quando vinhamos no carro.
- Mãe, tu "conxegues voá"?
- Não filho, não consigo voar.
- ... E o pai? "Conxegue voá"?!
- Não, filho. Os crescidos e os meninos não conseguem voar. Só os passarinhos e outros animais.
- Ahh... (e fez uma pausa, assimilando a explicação!)
- Vou "arranxá" umas axas! Ponho axim, aqui debaixo (e levanta o braço direito) e depois ponho axim aqui no "oto" (e levanta o esquerdo) e ponto. Já "conxego voá"!

Uma amiga da minha mãe é surda-muda, mas com algumas aulas, tem conseguido ultrapassar o problema e consegue (à sua maneira) comunicar com os outros. No entanto, a sua forma de falar é muito característica e o Xavier, quando a ouve, responde-lhe sempre muito bem, mas olha-a com algum espanto. Eu, com receio de que um dia destes ele tivesse uma daquelas suas gloriosas "saídas", expliquei-lhe o porquê da sra. falar de uma forma diferente... Depois de eu ter gasto não sei quantas palavras e preocupar-me com a mensagem que passava acerca de alguém surdo-mudo... o rapaz responde-me:
- Já "pexebi" mamã. A "xenhora" fala galego.
(eheheheh! É assim que ele entende os Galegos! A falarem de uma forma esquisita!!)

Hoje ainda, virou-se para o pai e disse-lhe:
- Gosto das "pendas" que "tu dás-me"!
(Mas como é que eles tão pequeninos já têm a "escola toda??!)

- Xavier, gostas mais do papá ou da mamã?!
(Não foi nenhum de nós que perguntou... Não gosto nada destas perguntas!!!)
- Gosto do papá (e faz uma pausa) mas também gosto da mamã!
(Ufa, já me safei... Mesmo com as palmetas que lhe dou de vez em quando!!!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho tantas, mas tantas saudadinhas...
Ontem, qdo o Ri me ligou, falei com o Xavi (como sempre faço de cada vez que falamos uns com os outros ao telefone...ele quer sempre falar com a "Calinha")e qdo desliguei pensei: é tão bom ouvir o nosso menino, saber q ele retribui o carinho q sentimos e mais importante de tudo, q ele quer sempre falar connosco, não se esquece de nós.
Fazer parte da vida e do mundo de uma criança de 2 anos e meio é delicioso, em especial pk não estamos juntos tanto qto gostaríamos. E ele tb sabe q faz parte do nosso Mundo. É bom. Aconchega a alma. Eu gosto! Muitoooooo!!!

"Calinha"

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Um FELIZ dia da Mãe com tudo de bom!
Beijos
Tété & Xavier