quinta-feira, 22 de novembro de 2007

“Ser pai...

"... é acima de tudo,não esperar recompensas.Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros. Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais falar no momento preciso. É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar. Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo. Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos. Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir. Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar. É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que a alma, lhe corrói. Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão. Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar. É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida. Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão. Mas ir às lágrimas quando chegam. Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho.É saber brincar e zangar-se. É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber. Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja, projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender; de insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação. Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio. O máximo de convivência no máximo de solidão. É, enfim, colher a vitória exactamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver. É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.”
PS - Ouvi-o pela 1ª vez a chamar-me "mamã"! Que felicidadeeeeeeeeeeeeeeee!
PS 2 - Hoje aprendeu a imitar o avô quando ressona :)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A casa voltou a ficar cheia...

... com o regresso do pai!
O vazio que se sentia pela ausência, ficou finalmente preenchimento com o seu regresso a casa.
PS - O nosso Xavi fez ontem 13 meses!
PS 2 - antes de ontem, ficámos os dois a olhar pela janela, a chuva forte que caía lá fora... chovia mesmo muito! O Xavi adorou ver o cair das gotas gordas que caiam do céu e escorriam pelo passeio fora e gritava com toda a força "água, água"!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Longe da vista... mas perto do coração!

Hoje o papá, não vai dormir em casa... Está neste momento em Londres, em trabalho... Ainda não tinha posto o pé dentro do avião, já eu sentia saudades dele!
Foi a 1ª vez que o papá teve de se ausentar depois do nascimento do Xavi... como será que se vai sentir sem nós os dois por perto?! Será que consegue dormir a noite inteira sossegado sem acordar a meio?! Uma coisa é certa, quem não vai conseguir adormecer facilmente, sou eu...
Vou enroscar-me no meu Xavi (que vai ter hoje o "doce" de dormir a noite toda na minha cama!) e sonhar com o papá que está do outro lado do oceano. Boa noite, meu Amor! Sonha comigo!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O mundo apaga-se...

Olho para as tuas fotografias e lembro-me de quando estavas dentro da minha barriga... Passou-se tudo tão rápido, meu querido! Ainda me parece que foi ontem que te senti pela 1ª vez, a soluçar dentro de mim!!! Foi uma gravidez tão linda, tão boa, tão calma, tão apaixonada, tudo era novidade! Tudo me deixava feliz!
Nunca esquecerei a alegria, que eu e o papá sentimos, quando soubemos que te "esperavamos" :)
Ainda me recordo de dar comigo a pensar como serias... Como todas as mães, sempre pedi a Deus, para que nascesses perfeitinho e saudável, mas por vezes, o bichinho da curiosidade roia um bocadito dentro de mim e deixava-me a pensar se terias os olhos do pai ou as minhas sardas, se terias cabelo ao nascer, se serias moreno ou branquinho como a avó... Coisas banais, eu sei, mas com significado, porque são a minha marca e a presença do teu pai em ti, porque são a identidade da nossa família. Quem diria que serias assim, loiro de olho azul! És ainda mais lindo do que qualquer rosto que idealizei e apesar de não reconhecer traços meus em ti (porque és a carinha do papá!) é esmagadora a sensação de ver o meu feitio nos teus gestos, o meu temperamento no teu dia-a-dia, as minhas expressões. É gigante o sentimento de que algo de nós está presente num ser tão bonito e que o meu amor pelo R. se misturou num só e criou um laço tão forte e tão lindo, como só e apenas, um filho consegue ser... O teu sorriso aquece-me a alma e o teu abraço "congela" o Tempo. Tudo perde importância quando te tenho perto de mim... Parece que o mundo se apaga... e volta a reacender com o dobro da intensidade!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Hoje ouvi os meus 2 amores...


...a falarem ao telefone! Sempre tive o hábito, de quando recebo uma chamada do R., pôr o telemóvel ao ouvido do Xavi para ele escutar a voz do pai. No início, ele não ligava nenhuma e sacudia, literalmente, a minha mão, como quem diz "mas que raio é que esta está para aqui a fazer?!!!". Um tempo mais tarde, começou a gostar de ouvir a voz do papá "do lado de lá" e sorria sempre, apesar de não emitir qualquer som, mas hoje... CONVERSOU (no seu dialecto, claro!) :)

Da conversa #$!"#*??, apenas consegui apanhar o "olá" depois apareceram os "gugu-dádá" e a seguir um "té uá" (até já, porque o pai lhe disse que se viam em casa). Fiquei perplexa com esta conversação! Desliguei o telemóvel, com um sorriso parvo na cara e com o sentimento mais confuso que pode existir... Radiante, porque o meu menino já consegue, à sua maneira, manter uma conversa e... emocionada, porque ele cresce muito depressa.:)
PS - Ontem a titi/madrinha/vizinha fez anos! Quem diria, há um ano atrás, que iriamos todos mudar de casa e passariamos a ser vizinhos...

domingo, 11 de novembro de 2007

sábado, 10 de novembro de 2007

É tão bom...

... olhar para o lado e poder observá-los a dormir serenamente, com um respirar profundo e tranquilo... Estão cansados de tanto brincar. Como diz a avó A., cansados de "trolhar" (expressão galega!).
Antes de decidirmos ter este filho, já sabia que o R. seria um pai meigo, tolerante, brincalhão. Mas hoje, que o é de facto, deixa-me simplesmente embevecida ao ver a cumplicidade destes dois! Os abraços ternos que trocam, os risos, os olhares, tudo...
São perfeitos com as suas imperfeições! Mesmo quando me deixam exausta e cansada, são lindos! Mesmo quando eu refilo com eles... são MEUS! São os meus 2 grandes amores!
PS - O Xavier já "manda beijinhos pelo ar"... É uma ternura vê-lo!:)

Primeira...

Nódoa Negra! E muita sorte tem ele de ainda não terem aparecido mais cedo, as malfadadas nódoas negras! Esta, foi resultado de uma noite muita agitada em que deu uma "turra" na cama.

Registo: Cada vez estão mais lindos, estes caracóis loiros! :)

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A registar...

1ª palavra "Golo", "quá-quá" (até as galinhas são quá-quás para o Xavi!), "tão" (=entao?!), "já tá" (já está), "cão" (numa visita à loja do Sporting, o Xavier viu um leão de peluche que para ele era... um cão!!!), "dada" (nome da prima), estas últimas foram ditas muito cedo, perto dos 7/8 meses.
Ao completar 1 ano, começou a pronunciar "pão", "água", "cócó" (que depois de regressar de Espanha passou a ser "cáca"), "tchau" e "olá".

Decidi deixar de amamentar a partir dos 10/11 meses (mas se fosse pela vontade do Xavi, continuaria até bem mais tarde!!!) Sempre foi muito apegado! Quando chegava a hora, bastava pegar-lhe ao colo, para ele sentir logo o meu cheiro e, literalmente, se começar a "esfregar" em mim! No início, foi difícil dar-lhe de mamar, porque os intervalos eram pequenos e não conseguia descansar... Mas nos últimos tempos, já o fazia com a maior das naturalidades, tranquilamente e conseguia realmente aproveitar, o momento de ternura em que nos envolvemos! Não existe laço semelhante a este.

Antes dos 7 meses já tinha os 2 dentes de baixo; aos 8, os 2 de cima também já estavam cá fora. No meu aniversário (7 meses) começou a querer andar, sempre seguro pelas mãos de alguém, mas a uma grande velocidade e chutava tudo o que lhe aparecia pela frente!! Para o nosso Xavi tudo é "golo" e serve para jogar à bola!

Aos 9 meses, começou a dançar! Todos se riem com ele, quando o veem a abanar a cabeça e a mexer o corpo ao ritmo de qualquer música!

Aos 11 meses deu os seus primeiros passos sozinho. Mas depois de alguns sustos, ainda não o consegue fazer completamente à vontade e procura sempre as nossas mãos. Quando se esquece... solta-se!:)

Aprendeu a gatinhar aos 12 meses!!!

20/10/2007 - 1º Aniversário e Baptismo

Para começar este "Diário de Lembranças", escolhi uma data muito importante - o 1º aniversário do Xavier! Neste dia, o nosso príncipe não só completou o seu 1º ano de vida, como também, comemorou o seu Baptismo! Foi um dia muito especial! Esteve sempre bem disposto, alegre e sociável! Quando estava na igreja, chamou muitas vezes pela prima "Dada" (a prima, o seu amor platónico), não chorou quando a água benta lhe molhou os caracóis e bateu palmas, a todos os presentes, quando terminou a cerimónia!

Deixo aqui a foto da sua vela de baptismo (oferecida pela tia/madrinha), a toalhinha que ficará para sempre "brindada" com água benta e uma foto do momento.
Está tão crescido, este nosso Príncipe!