quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A registar...

1ª palavra "Golo", "quá-quá" (até as galinhas são quá-quás para o Xavi!), "tão" (=entao?!), "já tá" (já está), "cão" (numa visita à loja do Sporting, o Xavier viu um leão de peluche que para ele era... um cão!!!), "dada" (nome da prima), estas últimas foram ditas muito cedo, perto dos 7/8 meses.
Ao completar 1 ano, começou a pronunciar "pão", "água", "cócó" (que depois de regressar de Espanha passou a ser "cáca"), "tchau" e "olá".

Decidi deixar de amamentar a partir dos 10/11 meses (mas se fosse pela vontade do Xavi, continuaria até bem mais tarde!!!) Sempre foi muito apegado! Quando chegava a hora, bastava pegar-lhe ao colo, para ele sentir logo o meu cheiro e, literalmente, se começar a "esfregar" em mim! No início, foi difícil dar-lhe de mamar, porque os intervalos eram pequenos e não conseguia descansar... Mas nos últimos tempos, já o fazia com a maior das naturalidades, tranquilamente e conseguia realmente aproveitar, o momento de ternura em que nos envolvemos! Não existe laço semelhante a este.

Antes dos 7 meses já tinha os 2 dentes de baixo; aos 8, os 2 de cima também já estavam cá fora. No meu aniversário (7 meses) começou a querer andar, sempre seguro pelas mãos de alguém, mas a uma grande velocidade e chutava tudo o que lhe aparecia pela frente!! Para o nosso Xavi tudo é "golo" e serve para jogar à bola!

Aos 9 meses, começou a dançar! Todos se riem com ele, quando o veem a abanar a cabeça e a mexer o corpo ao ritmo de qualquer música!

Aos 11 meses deu os seus primeiros passos sozinho. Mas depois de alguns sustos, ainda não o consegue fazer completamente à vontade e procura sempre as nossas mãos. Quando se esquece... solta-se!:)

Aprendeu a gatinhar aos 12 meses!!!

Nenhum comentário: