quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sobre eles...

... ELA - lá foi à consulta de rotina dos 12 meses, toda contente da Vida! Na sala de espera do consultório, esteve sempre muito atenta às outras crianças, sempre a querer manter-se em pé e a caminhar em direcção aos outros pequenos (agora faz birra, pk não quer o nosso colo!!!). Do crescimento, está como habitualmente, com o peso abaixo da média (percentil 25) e no comprimento acima da média (percentil 75). O perímetro cefálico, mantém-se nos 95!!! Temos 2 cabeçudinhos!!! Em relação à viagem, não há preocupações fora do normal, as vacinas estão dadas, protector solar máximo, exposição ao sol em horas de menor calor, etc. Ainda nos rimos com o pediatra, pk quando lhe falei da viagem, disse-me com um ar mt sério que teríamos de estar cientes de 2 pormenores sem os quais não poderíamos efectuar a viagem - um passaria por ter de levar connosco o pediatra, que se encarregaria de ficar com os meninos quando quiséssemos sair à noite - mas só à noite - pk durante o dia estaria mt ocupado com outras actividades e, em 2º lugar, pk nunca encontraríamos um pediatra tão competente como ele no País para onde vamos! Mas isto, dito com a cara mais séria do mundo, soltou a gargalhada geral! :D
A tossinha e a ranhoca é consequência dos 3 dentes que já se deixam ver e que resolveram nascer todos ao mesmo tempo!!! Já lá vão 7, apenas com 12 meses de idade!!!
... ELE - esta noite não dormiu nada, sempre numa ansiedade muito grande por causa da visita agendada para hoje ao Pavilhão do Conhecimento - à "Casa Inacabada". Parece-me que o Xavier sofre antecipadamente com tudo aquilo que lhe é desconhecido... Passou-se o mesmo com a ida para a Natação e para o Inglês, em que nos dizia sempre que não queria ir, mas depois, acabava sempre por se divertir imenso!
Fico preocupada por ele ser assim... Até me custa a acreditar que ele, sendo tão pequenino, tenha já alguma ansiedade com estas coisas... Foi por isso que conversei anteriormente com a educadora acerca da inscrição no inglês e do meu receio de que fosse ainda prematuro envolve-lo nestas actividades com esta idade. Sempre me pareceu ser saudável aprender primeiro a crescer e a ser criança; a fazer tolices que não nos são permitidas (ou tão bem vistas) mais tarde!... A C. descansou-me bastante, dizendo que eles aprendem, sim senhora, mas fazem-no em tom de brincadeira. Este processo decorre sempre sem exigir demasiado deles e aprendem a brincar. O facto é que hoje em dia, adora ir à Natação e já sabe contar em inglês, assim como dizer várias palavras nesta língua!
Ontem, antes de adormecer, dizia-me que não queria ir "constui a casa"... Quando lhe perguntei porquê, explicou-me que era porque não sabia "constui". Tentei descansá-lo, dando-lhe o exemplo do inglês e da natação. Que no início não sabia fazer as coisas, mas que estava sempre lá alguém para o ensinar e para o ajudar. Até se tinha tornado num dos mais rápidos da salinha dele, a aprender e a mergulhar! Expliquei-lhe ainda, que não tinha mal algum se se enganasse - "a mamã tb se engana tantas vezes! Ainda no outro dia, sem saber como, foste para o colégio com 2 cuequitas vestidas, não foi?!" - disse-lhe eu para desanuviar! (parece impossível, mas ainda hoje não sei como o mandei com 2 slips... um por cima do outro... VA-LHA-ME-DEUS!!!)
A meio da noite, ainda acordou a falar sobre isso e, hoje de manhã, disse-me novamente que não queria ir...
Estou mesmo preocupada... Eu sei que ele depois se diverte à grande, mas enquanto não chega o momento, é ansioso como a sua mamã... Pufff...


4 comentários:

S.A. disse...

Duas cuecas??

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAAHA!!

Tás pior que eu!!!

:p

LoveXL disse...

Goza, goza, Ana! O Paizinho tb se fartou de gozar cmg e nessa mm noite, dp de lhe dar banho... não lhe vestiu cuecas!!! Diz-me lá se não é melhor levar duas do que não vestir nenhuma! ;DD

Teresa disse...

Eheheheheheheheheheheh

Olha, a minha angustia é só e apenas porque me vou separar pela 1ª vez do meu piolhinho e vou morrer de saudadesssssss....

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Da tua Pestanuda:
Colo?! Isso é para bebezitos… engraçada essa fase dela. Já tenho saudades!

LOL! Bem humorado, o vosso pediatra e modesto q.b. ;o)

Tosse e ranho… malditos! As melhoras.

Do teu Docinho Azul:
Realmente deve custar vê-lo tão ansioso. Se por um lado é bom o seu entusiasmo, por outro concordo quando dizes que devemos aprender a crescer e ser ciança, aliás acrescento que, há que ter tempo para o ser. São tantas as actividades que os miúdos nem tempo tem para fazerem asneiras :o)

Serei igual, de certeza, até porque depois vêm eles dizer que o amigo XPTO anda naquela actividade e depois dizer não, é difícil… nem quero pensar nisso!

Competir com moderação é bom e o teu exemplo foi excelente… pelos 2 lados que matei-me a rir LOL!

Vai correr tudo bem e certamente com o tempo ele irá aprender a gerir esses receios.

De resto, o importante é que estão bem de saúde!

Beijos
Tété & Xavier