quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Últimas do Xavi...

... são muitas as palavras que ele diz correctamente. É surpreendente como desde tão cedo se começou a expressar e a pronunciar acerca do que lhe vai na alma. Enfim, inquietações típicas de criança, nada de sobredotado, mas de um pequeno, muito curioso, muito desperto para a nossa realidade, com uma característica vivacidade com que a todos nos contagia!
Todos os dias nos traz algo novo, um raciocínio, uma conjugação de ideias, que quase sempre o levam a "bom-porto", ou melhor dizendo, que desaguem na sua maior vontade. Ontem no caminho para nossa casa, perguntou-me - "Mãe eu vou pá escola?" - ao que lhe respondi que sim, mas apenas quando fosse mais crescido. Disse-me - "C(r)escido por comê sopa?"
"Sim filho, ao comer a sopa, cresces e ficas como o papá e a mamã. É importante".
É claro que a conversa não acabou logo aqui... - "E pois eu vai andá de mota?"
Ehehe! Isto de comer coisas que não lhe agradam mt, só é bom porque lhe possibilita fazer algo do seu agrado! Estas "boas-vontades" nele, costumam vir sempre com "água no bico"!
Quando à noite contou ao pai esta nossa conversa, acrescentou "ao andar de mota", uma ida à praia! O pai, meio desorientado, desabafou "Vai ser bonito... um surfista maluco que se balda às aulas e curte andar de mota!!!"

Outras são as vezes, em que sem conseguirmos perceber a sua razão, certas palavras o entusiasmam e lhe despertam mais interesse, como é o caso do - sapato velho - que sempre que diz ou ouve, se desata a rir à gargalhada, sem motivo aparente e repete vezes sem conta "xapato velho, ahahah, xapato velho!" Que raio quererá ele dizer com isto??? É mt à frente!

É tão gira esta fase! Altura em que conseguimos explicar-lhe as coisas e nos parece que apesar da sua "rebeldia", as aceita! Se conforma com a ideia.
Adoro ouvi-lo! Deixa-me mt feliz saber que pensa naquilo que lhe digo e tira as suas próprias ilações.
Hoje em dia, passámos a ter muito cuidado com as conversas. Nada de promessas que não possamos cumprir. Verdades apenas, que o façam crescer e decidir por ele próprio o seu próprio caminho, sabendo embora que poderá sempre contar com a nossa ajuda.

Um comentário:

Anônimo disse...

É... isso e quando ele diz q gosta muito da "Calinha" pq os chupas q ela lhe oferece são saborosos... e quando, em pleno convívio de Halloween, se esgueira para comer "cheetos" e assim q lhe pergunto "onde vais xavi?" ele responde mto pronto e aproximando-se de mim: "eu vou ali busca sumo... Calinha? qué sumo?". Mto espertinho este rapazote. Assim q lhe agradeci e lhe disse q n queria, arrancou em direcção à mesa, bebeu o sumo dele e em milésimos de segundos meteu à boca uma mão cheia de cheetos... eu nem tive tempo de lhe deitar a mão, porque ainda estava enternecida pela gentileza da peste. Bonito, q bonito!!! Uma mulher com 31 anos (quase 32) a ser enganada por uma pestinha de 2... sim senhor!!! Deve ser de família, esses Espanhóis nunca me enganaram...