quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Para 2010...

... volto a desejar as mesmas coisas do ano anterior
O mesmo para mim e para todos os que me são queridos e próximos…
Igual.
Sem tirar nem pôr. Na mesma quantidade, distribuído da mesma forma, para cada um que amo…

Quero momentos… podem ser pequenos, mas momentos felizes.
A Felicidade é muitas vezes explicada na simplicidade com que se vive… num toque, num gesto, numa palavra…
Num ouvido que apenas escuta, sem pedir seja o que for em troca…
Ou num ombro que conforta, sem se encolher em jeito de indiferença.

Quero tudo isto para mim e para os meus. Não é muito, pois não?!
Poucas coisas. Grandes coisas.
Muitos mais sorrisos do que lágrimas… e se estas aparecerem, que sejam sinónimo de felicidade… de emoção… e nunca de tristeza.

Tudo de bom para mim, para os meus e para os vossos.
Um 2010 redondo de Amor de todos os tipos.
Felicidade.
Saúde.
E trabalho, claro!

E que os desejos se concretizem… SEMPRE!



terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Natal foi lá em casa...

... como vem sendo há já 7 anos seguidos. Muito trabalho, muita comida, muitos doces, muita loiça para lavar/guardar, casa hiper desarrumada, os miúdos acelerados como uma mota, mas no final de tudo, muita brincadeira (houve um jogo de Monopoly – sim Monopoly!!! – que se prolongou por 2 dias!) e muitos sorrisos à mistura!

Neste Natal, já não tivemos a avó da Redinha connosco, mas por outro lado, foi o 1º da nossa Laurinha. Uma, nunca substituirá a outra, mas pelo menos o vazio da lembrança desse carinho, é confortado pela presença de um Amor que é para nós TUDO na Vida. Foi assim o primeiro dela. Da nossa princesa que ficou acordada até quase à 1h da manhã! Não teve medo do "Senhor das Barbas", mas não despregava os olhos dele em tom de espanto! Seguia-o para todo o lado, medindo-lhe cada gesto, cada expressão.

Também ela ficou doida com os presentes! A cor e o barulho do papel de embrulho, acima de tudo, despertavam-lhe o interesse. Recebeu muita coisa bonita. Roupinha e bonecada, não faltam lá em casa, mas o que realmente mais lhe agradou, foi uma bebé (no género dos nenucos) que fez as suas delícias! Foi tão engraçado vê-la! Dava gritinhos de contentamento, ria-se que nem uma perdida, um doce que dava mesmo vontade de comer! A bonequinha trazia um biberão que ao se rodar na boca, fazia com que se fechassem os olhos super pestanudos! Gira, gira! Fomos nós que, pela graça, por ser parecida com a Laura, comprámos para o mano oferecer. Baratinha, baratinha, mas realmente as crianças não precisam de muito para ficarem contentes!

O "Senhor das Barbas" voltou a tocar à campainha, como de costume. Houve quem estava em pulgas, curioso para saber quando ele chegava! Ele já andava há várias semanas a perguntar-nos pelo Natal!! No colégio, iam-se tirando estrelinhas à medida que o calendário avançava. A mim, pareceu-me que no próximo ano, já nos vai "descobrir a careca" e perceber que o Senhor Gordo, é afinal de contas o Tio D. disfarçado! Ao pai, pareceu-lhe que ele fica sempre tão quieto, porque dentro daquela cabecita vai um misto de medo do Homem Gordo, vestido de vermelho dos pés à cabeça e o pensamento de que esse mesmo Homem, gosta muito mais de meninos bem comportados!!! Pode ser que ele esteja certo. Muito sinceramente, preferia que ele continuasse a acreditar no Pai Natal... Premiar a generosidade e o bom comportamento, é sempre positivo para as crianças e para os pais. Um estímulo para o coração e para a mente, tentando deixar de lado o consumismo enlouquecido da época.

Ele voltou a receber uma quantidade astronómica de presentes, mas lindo como só ele também consegue ser, é uma criança que fica satisfeita com qualquer oferta. A cada embrulho que abria, dizia: “Ena pá, era mesmo isto qu’eu que(r)ia!” – e o ênfase que ele dava à expressão, soltava a risada em todos nós! Gostou de tudo, desde os brinquedos, às pistas da Hotweells, passando pelos puzzles, pelo "Semáforo Louco", pelo skate (ideia do pai que ainda não me conseguiu convencer, mas que deixou o Xavier em perfeito delírio!), pelas escavadoras, carros e carrinhos, terminando na roupa. Gostou de TUDO!

Para além de ser o primeiro Natal da Lau, foi também o primeiro do primo J.F.

O nosso sobrinhito, com 3 meses apenas, portou-se muito bem. O meu cunhado estava encantado com ele! Foi delicioso ver a cumplicidade entre pai e filho e ainda - e não menos especial - entre primos. Os 2 mais pequeninos “passaram pelas brasas” juntos e ao acordar pudemos assistir a um cenário de ternura vindo da D. Laura que, armada em crescida, começou a fazer festinhas na cabecinha do primo que já quase tombava no seu colo! :D
Nesta fase, o JF ainda chora porque tem soninho, ou fominha, ou uma dorzita de barriga, pois a nossa Princesa, de cada vez que o seu primo mais novo chorava, entrava em sistema "alerta" e procurava-o com os olhos esbugalhados, como quem diz - quem costuma chorar aqui sou eu... isto é novidade para mim...
E passou-se. O menino Jesus "nasceu" mais uma vez e nós envelhecemos (no bom sentido, claro) mais um bocadinho. Já não somos nós que ficamos em pulgas para ver quem tem mais presentes no sapatinho, mas somos agora nós que deliramos com a alegria deles a abrir os presentes! Haja saúde para os ver crescer sempre assim tão felizes e connosco todos sempre unidos e por perto!
Que as vossas Festas sejam tão boas quanto as minhas estão a ser!
Amanhã vou tentar passar por aqui novamente a fim de formalizar, à semelhança do ano passado, os meus desejos para 2010.
Estamos quase a encerrar o teu ano! O ano em que recebemos salpicos de amor em cor-de-rosa, para juntar aos que já tinhamos antes em tom de azul celeste! Gosto tanto destas cores na minha Vida! Obrigada Laura, obrigada Xavier e obrigada a ti, meu Amor... por me dares o mundo.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Conversas com ele...

A propósito da nossa saída de fds e porque nós estávamos em casa e o Pai a trabalhar, decidi pegar nas malas, levar os pequeninos e ir ter com ele. Combinei com o Pai que saía depois do almoço e expliquei o plano ao Xavi que, desde esse momento, ficou numa ansiedade descontrolada! A toda a hora me perguntava quando íamos para o Hotel!!! A meio da manhã de 6ªf, põe-se à janela da varanda e diz num tom elevado e ao mesmo tempo sufocado:
- MAMÃ... JÁ NÃO VAI DÁ TEMPO!!!...
- Já não vai dar tempo para quê?!!!
- PARA IRMOS AO HOTEL!!!... está a ficá escu(r)o... (isto às 11h30!!)
- Ó filho... claro que vai! Ainda é cedo. Dá tempo para tu e a mana almoçarem aqui em casa e dp a mamã almoçar na casa dos avós antes de irmos!
- (A)INDA VAMOS À VÓ?????? Vamos chegá at(r)asados... (e suspira!)


A falar dos presentes de Natal...
- Eu já disse ao J.R. o que quero para o Natal.
- Ai foi? E o que é?
- Um "xequeite"!
- Um skate?! Xavier, não me parece NADA uma boa ideia... É perigoso, porque podes cair e magoar-te a sério...
- Não mamã. Eu não vai "magar-me". Tu comp(r)as umas "joalhadas" p(ar)a mim e "axim" não há problema se eu "amandar-me" pó chão!

- MÃEEEEEE! (grita ele, enquanto absorvia um panfleto de publicidade a brinquedos de um hiper qualquer) este binquedo é o meu mais p(r)eferido!


Em casa da avó A...
- Vamos ficá mais muito tempo aqui?
- Porquê?
- Porque eu quero ficá mais muito tempo aqui.

Comigo, em casa...
- Xavi. dás-me um abraço?
- Humm... deixa-me penxá... - e faz uma pausa e depois diz baixinho para ele próprio - Penxa Xavier... penxa... penxa...
- Mas é preciso pensares assim tanto para me responderes acerca do abraço que te pedi???!!
- É.
- Então e já pensaste o suficiente no assunto?!!!
- Não. - e deita-se no sofá - Vou penxá deitado.
- Não acredito nisto Xavier. Vou-me embora, porque já não quero o abraço...(Anda uma mãe a criar um filho para isto!!!)
- NÃO!
... e estende aqueles braços pequeninos, mas que formam um abraço gigante, com o poder de cercar todo o meu mundo por inteiro. Fez-me sentir que a espera valeu a pena!


Na TV a Marisa Cruz falava acerca dos seus filhos serem as estrelas do Natal lá em sua casa...
- Os filhos sao est(r)elas???!!!
- Sim, filho. Eu explico-te. Como os filhos nos trazem tantas coisas boas, tanta alegria, são para os pais como a luz das estrelas para o céu. Tu e a mana tb são as nossas estrelas.
- Eu não, mãe. Não xou est(r)ela. Xou - e diz isto com cara de mau e dentes arreganhados! - o Homem-aranha! Arghhhhh! Xou um Homem-aranha... MAUUUUUUU!
(foi mesmo um comentário à gajo. Qual sensibilidade, qual quê! Claro está, que o Pai se desatou a rir com a resposta! Cumplicidade de Homens!!!)

A ver o "Ídolos"...
- Aquele menino chama-se Salvador??!! Mas salvador é o menino que salva na p(r)aia...

À dias, expliquei-lhe que não se diz "mais grande", mas sim, "maior". Agora de "mais grande"... passou a dizer - "Mais maior"!!! (I rest my case!:D)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Breves

Tantas coisas para contar e o tempo é... zero!
Na 6ª f passada fomos os 4 para "fora cá dentro". Hotel de 5 estrelas, Vila Natal em Óbidos, restaurantes do bom e do melhor, companhia supimpa, etc.
O Xavi já regressou ao colégio. As borbulhas estão quase a 100%, mas agora temos a Princesa!!! (Assim, ninguém fica com inveja! :S )
A pequenita também não tem febre, mas está bem atacadinha... e o pior mesmo, é que se tenta coçar... Enfim, já estou fartinha de andar com cremes e mais cremes, a besuntar borbulhas todos os dias, há precisamente 16 dias!!! Só espero que depois da Lau, não sobre para mim!!!
Na próxima 6ªf tenho almoço de Natal aqui da empresa e festa de Natal no colégio dele.
Para a semana estamos todos de férinhas! Durante esta, estou cá sozinha e em horário prolongado!!
Por isso, vou dando notícias!
Tenho mais umas quantas conversas engraçadas que tive com o meu Xavi - daquelas que ainda me ficam presas nesta memória de "Dory" (a minha alcunha qd estava grávida!; nome da "peixinha" Nemo!) Logo que possa, copio-as para aqui.
Ate jááááá´!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hoje estou meia tristonha... Digo meia, porque reconheço que não vem nenhum mal ao mundo e porque tenho consciência de que existem coisas tão más, mas tão más, que isto não passa de uma migalhinha. No entanto, estou a modos que assim... blue...
Acabei de cancelar a minha inscrição no ginásio. Já nem consigo dizer quando foi a última vez que lá pus os belos dos meus pezitos... Ando a pagar para depois não conseguir ir. Mas pronto... era aquele tempinho que tinha só para mim... Para o meu "eu", sem os meninos, sem o marido, apenas a preocupação de cuidar do meu corpo (e alma!!!). E que bem que me fez durante a licença de maternidade! Longe das fraldas e "maminhas", era o MEU tempo, embora que por vezes, interrompida pela Sra. D. Laura que resolvia acordar em plena aula!!!
Acho que estou a tomar a decisão errada... mas custa-me andar a correr para chegar a todo o lado e, desta forma, transformar um momento que deveria ser de total relax... num stress de minutos.
E é assim. Lá vou eu abdicar do meu "eu", por mais uns minutinhos menos céleres na minha Vida, bahhh!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

News

A saga da varicela continua... mas ele tem-se portado muito bem. Raramente se coça e quando sente o formigueiro, diz-nos, para sermos nós a fazê-lo (mesmo que isso signifique que tenha de nos de chamar do seu quarto, em plena madrugada, como foi o caso desta noite, porque tinha comichão!!!) Mas pronto, os "monstros" começam a secar! Para ele, esta estadia caseira forçada, é sinónimo de férias, afinal de contas, estar aqui comigo (e com o pai no fds prolongado), com todo o tempo do mundo para brincar, jogar, ouvir música e ver desenhos animados, não deixa qualquer saudade da habitual rotina diária!
Quanto a mim, apesar de amar estar com ele, já começo a stressar um bocadinho (grande!) por não sair de casa!!! O que me vale é que tem estado de chuva e estes dias cinzentos parece que foram feitos para ficar aqui dentro, no quentinho. Uma tremenda injustiça, ter de sair para trabalhar com este tempo, não é papá?!!

Continua com as suas tagarelices que nos "desarmam" completamente! Como foi o caso de ontem, quando estávamos os dois a ver o "monstros vs aliens" (eu pela 1ª vez... ele pela 13ª!). Porque já sabe o filme de cor, antes de qualquer cena, começava a contar-me o que iria acontecer a seguir, acabando com qualquer emoção... A certa altura disse-lhe, já num tom aborrecido - "Assim não dá, filho!!! Assim não consigo ver o filme contigo..." Muito ofendido, responde-me: "Mas mamã... eu não estou à tua frente..."

Ou ainda, quando ralhamos com ele, porque se distraiu e começou a coçar as borbulhas e nos responde - "Eu não estou a coçar!!! Estou a fazer festinhas!"

Gosto de conversar com ele. Gosto. Muito. Adoro perceber que, apesar do que lhe ensinamos, ele próprio encontra as suas explicações, mesmo que isso signifique questionar o que lhe dizemos. Questionar faz-lhe bem. É sinónimo de aprendizagem. De evolução. De crescimento.

A Lau também está uma crescida! Já bate palminhas (embora que ainda de punho fechado). Já põe a chucha sozinha na boca quando lhe pedimos e sempre que lhe perguntamos - "Onde está o mano? O Xavier... onde está?" - ela olha em seu redor, à procura dele, estica o pescoçito e percorre todo o espaço, gritando uns "um... um", sempre com o olhar à procura do mano! Gosta de estar sentada no tapete das estradas do Xavier a brincar com os carrinhos dele e dana-se - que só visto! - quando lhe tiramos qualquer coisa das mãos! Continua a dormir toda a noite lindamente. Come como se não houvesse amanhã e ama brincar no banho com o mano! Às vezes, eu e o Ricardo ficamos em silêncio, apenas a vê-los aos dois, a brincar na banheira. Estou certa de que se alguém nos fotografasse na hora do banho deles, estaríamos com aquele sorriso parvo na cara, que só mesmo os apaixonados conseguem ter! :) O pior vem depois... quando temos de limpar a água da banheira que veio parar toda cá fora, ao chão da casa-de-banho, consequência de tanta brincadeira!!!

Sempre foi muito bom ter o Xavier connosco. O primeiro filho será sempre o primeiro amor. No entanto, aquele receio que sentimos de que o 2º não possa ser amado na mesma proporção desmedida, é completamente infundado. Com a Laura, aprendi o quanto é simples encontrar espaço para outro e, da mesma forma, conseguir duplicar esse Amor maternal.

Rebenta-nos o peito o tamanho do sentimento que sentimos por ambos. O encanto da descoberta, a sensação da novidade partilhada com o primeiro, dá lugar à tranquilidade e sensibilidade apurada desde então. Estamos menos receosos. Mais confiantes e amamos exactamente na mesma conta e medida. Nem mais, nem menos. Um Amor em tamanho em XL, claro!

Allways the big "L"!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Parabéns a ti minha querida...

... por mais um mês de Felicidade! Já lá vão 10, minha linda princesa Laura!
Um tom tão sereno e um toque tão cheio de magia que vieste trazer às nossas Vidas!
Amamos-te de paixão, filhota.
Quanto?!
Nem sabes tu (nem nunca saberás) o tamanho deste Amor...

2º dia de Varicela..

Conhecem aqueles passatempos em que o desenho é formado apenas por bolinhas e para que se complete temos de ligar todas, uma a uma?!
É assim que está o meu Xavier!!! Todo ele é um desenho por preencher. Bem, embora que abstrato, mas é um Miró com todo o seu sangue espanhol em rebuliço por causa da malvada da Varicela!!!

Tadinho do nosso menino... um valente! Todo cheio de umas borbulhas, verdadeiramente horrorosas (nunca pensei que pudessem ter este aspecto...) mas sem se coçar e lamentando-se muito poucoxinho...
Acho que vai mesmo ter (mais) uma daquelas pistas da HotWeels dos dinossauros, ai vai, vai. Bem merece!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estamos de "molho"...

A malfadada sempre conseguiu fazer das suas...
O rapazito cá de casa anda todo sarapintado pela Varicela!!! O "ataque" começou ontem!
Não tem febre, não se coça (pelo menos ainda) e continua com a sua boa disposição, incentivada ainda mais, pelo facto de ficar em casa comigo!
A minha casa... é que mete medo ao susto, pois todas as suas divisões parecem autênticos campos de batalha, com brinquedos espalhados por tudo quanto é lado!!!
Mas não me importo. Vou "fechar os olhos" e deixá-lo estar. Afinal, não é fácil ficar em casa, doente, com a chuva a caír lá fora. Este vai ser, muito provavelmente, o 1º de 10 dias sem poder sair (oh my God, será que aguentamos?!)
Pronto e agora vou ali ao lado ouvir mais um bocadinho do CD do "Panda vai à escola" para ver se o rapazinho sempre se distrai um bocadito e não manda a casa abaixo! :D

PS - Já tinha dito que nunca tive Varicela em criança?! M-E-D-O, muito MEDO!!!